05/05/2010

SUBTEMA K.3.: PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA- FICHA FORMATIVA

3º Ciclo: 9º ano 2009/2010

1. Lê o documento A
Documento A“É hoje um lugar-comum a afirmação de que o 25 de Abril foi um golpe de Estado militar que, pela ampla movimen­tação social a que deu lugar, se transformou em revolução. Mas mesmo o próprio golpe militar ultrapassou os modelos clássicos, normalmente mais orientados para valores de tipo «ordem e autoridade», enquanto o 25 de Abril se propunha, à partida, corrigir os vícios maiores do regime ditatorial que veio a derrubar, ou seja, a ditadura polí­tica, o subdesenvolvimento e a opressão colonial. Por isso atraiu a adesão popular, por isso despoletou um processo revolucionário.”
Pezarat Correia(1), em Revista Crítica de Ciências Sociais, Fevereiro de 1986
(1) O general Pezarat Correia, major na altura do 25 de Abril, foi um destacado elemento do MFA.

1.1. Diz quais foram, segundo o autor do documento A, os grandes objectivos da Revolução de 25 de Abril de 1974.

1.2. Refere as razões que levam o autor do documento A a considerar que o golpe militar de 25 de Abril de 1974 se transformou numa revolução.

2. Observa a imagem.

2.1. Identifica o Movimento responsável pela queda da ditadura.
2.2. Indica três militares que estiveram ligados aos acontecimentos do 25 de Abril.
2.3. Indica as músicas que serviram de senha para o arranque das operações.
3. Observa o documento A
Documento APS - 2.162.972 (37.87%) - 116 Deputados
PPD - 1.507.282 (26.39%) - 81 Deputados
PCP - 711.935 (12.46%) - 30 Deputados
CDS - 434.879 (7.61%) - 16 Deputados
MDP - 236.318 (4.14%) - 5 Deputados
FSP - 66.307 (1.16%)
MES - 58.248 (1.02%)
UDP - 44.877 (0.79%) - 1 Deputado
FEC - 33.185 (0.58%)
PPM - 32.526 (0.57%)
PUP - 13.138 (0.23%)
LCI - 10.835 (0.19%)
ADIM - 1.622 (0.03%) - 1 Deputado
CDM - 1.030 (0.02%)
Eleições legislativas (25-04-1975)

3.1. Indica as medidas imediatas da Revolução do 25 de Abril.

3.2. Menciona as novas instituições democráticas nascidas com a revolução.

4. Observa o mapa.

4.1.Identifica os Movimentos de libertação.
Angola:
Guiné:
Moçambique:
4.2. Indica o início da guerra.
Angola:
Guiné:
Moçambique:
4.3.Menciona duas consequências da guerra.

5. Observa a imagem


5.1. Relaciona os conceitos da coluna A com os da coluna B.
Coluna A -----------------------------------Coluna B
1- Prisioneiros políticos
2- Voto
3- Direitos Humanos-------------------- A- DITADURA
4- Cravos vermelhos
5- Censura------------------------------ B- DEMOCRACIA
6- Direito à greve

6. Assinala com um V (Verdadeira) ou com um F (Falsa) cada uma das seguintes afirmações. Em seguida, reescreve, de forma correcta, as afirmações que consideraste falsas.

1)Chamou-se «Estado Novo» ao período que antecedeu a Ditadura Militar.

2)A Assembleia Nacional era um dos órgãos do poder legislativo.

3)A PIDE era uma polícia destinada a reprimir as fraudes fiscais.

4)Foi instalado no Tarrafal, em Angola, um campo de concentração.

5)A Comissão de Censura garantia a livre expressão do pensamento.

6)A Legião Portuguesa era uma milícia armada para defesa do regime.

7)A juventude escolar devia obrigato­riamente pertencer a uma organiza­ção oficial, a Juventude Portuguesa.

8)Os sindicatos livres continuaram a ser permitidos.

7. Reflecte sobre o significado das imagens relacionadas com a Revolução dos Cravos.
7.1. Elabora um comentário.

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