13/02/2009

O FILME HISTÓRICO

A utilização do filme histórico na aula pode ser um meio de motivar os alunos para um determinado assunto, ou uma forma de consolidar determinados conhecimentos já aprendidos na aula. O filme histórico pode ser um ponto de partida para trabalhos de pesquisa dos alunos, por exemplo, fazendo uma pesquisa de outros filmes sobre o mesmo assunto , ou sobre outras matérias do programa.
No entanto, a utilização do filme histórico na aula pressupõe um trabalho de análise do mesmo.Fases que se devem ter em conta na análise de um filme histórico:

1 - elaboração da ficha técnica do filme: título, realizador, ano de produção, actores;

2 - localização da acção no espaço e no tempo;

3 - identificação das personagens como figuras históricas;

4 - descrição do contexto: os meios de transporte, vestuário, mobiliário, arquitectura, linguagem, etc;

5 - resumo do filme, salientando os factos históricos, e sendo secundários os aspectos de pura ficção;

6 - comentário crítico ao filme: seus contributos para a aprendizagem do tema e eventuais erros ou imprecisões que o filme contenha.Também pode organizar debates subordinados ao tema que o filme retrata, interligando matéria programática e a fonte histórica que é o filme.

0 comentários: