15/02/2009

COMO FAZER UMA DRAMATIZAÇÃO EM HISTÓRIA

A dramatização pode ser de dois tipos:

  • representações individuais ou de um número reduzido de alunos;
  • representações colectivas em que todos os alunos da turma participam.

A dramatização tem como base:

  • um tema, ou
  • um texto, que pode ser improvisado ou já previamente elaborado.

A representação cénica obedece a técnicas de dramatização. A sua realização obedece a diferentes etapas:

1ª ETAPA - Preparação da Representação

  1. O texto da dramatização

O texto pode ser de três tipos diferentes:

  1. um texto que já esteja previamente elaborado, podendo sofrer alguns cortes ou acrescentos;
  2. elaboração de um texto dramático pelos alunos a partir de conhecimentos já estudados. Para isso, deve ter em conta os seguintes momentos:
  • definição dos momentos que considera mais representativos da acção;
  • personagens - sua caracterização física e psicológica (é um dos aspectos mais importantes para a dramatização ter sucesso; se necessário podem mesmo exagerar as características para que elas sejam bem visíveis quando forem representadas, com a utilização, por exemplo, de adereços);
  • finalmente, a criação do texto.
  1. adaptação de um texto narrativo a um texto dramático. Esta tem de ter em conta os seguintes aspectos:
  • definição da existência ou não de um narrador;
  • distinção de personagens principais e secundárias;
  • transformação do discurso indirecto em discurso directo.
  1. Distribuição de papéis.
  2. Escolha e preparação de adereços para as personagens e para o espaço cénico.
  3. Organização do espaço onde vai ser feita a representação cénica. Este aspecto deve ser bem pensado, pois tem influência na maneira como se vai sentir a representação.

2ª ETAPA - Execução da dramatização

O ambiente de actores e observadores deve estar calmo e ordenado.

3ª ETAPA - Discussão sobre a dramatização

  • Avaliação do trabalho realizado, pela troca de opiniões entre os participantes, por exemplo, se foi fácil ou não representarem determinada personagem.
  • Os observadores devem fazer uma crítica construtiva do trabalho.

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