09/10/2009

SUBTEMA I.1.: HEGEMONIA E DECLÍNIO DA INFLUÊNCIA EUROPEIA.:Resumo sobre Imperialismo

Estrutura de Tópicos

1. Conceito
* Também chamado de Neocolonialismo, foi um movimento de conquista e dominação de territórios da África, Ásia e Oceania, por países ricos da Europa, a partir do século XIX.

2. Antecedentes I
* A exploração de países pobres por potências imperialistas, está relacionada com a Revolução Industrial.
* Isto porque o crescimento do número de indústrias estimulou a busca de matérias-primas, que estavam em falta na Europa.
* Além disso, fazia-se necessário a busca de novos mercados consumidores, para escoar a produção das fábricas, e dos capitais disponíveis.
* O grande crescimento populacional também pedia disponibilidade de novas terras a ser ocupadas.
* Estes fatores, associados a outros, estimulou a corrida com vista a dividir territórios, principalmente na África e Ásia, que pudessem suprir estas necessidades européias.

3. Antecedentes II
* Os principais potências imperialistas foram: Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Rússia e Japão.
* Vale ressaltar que a participação destas potências ocorreram em graus e momentos diferentes.
* Alguns destes países justificavam que suas ações eram benéficas e necessárias, pois estavam levando progresso aos povos dominados, numa “ missão civilizadora ”.
* A África foi o continente que mais sofreu com a corrida imperialista. A “ Partilha da África ” não levou em consideração as diferenças culturais entre as tribos, estimulando conflitos que existem até hoje.
* Por outro lado, alguns conflitos colocaram em risco o domínio de países como a Inglaterra, que enfrentou algumas revoltas como: Guerra dos Bôeres, Revolta dos Cipaios e Guerra do Ópio.


4. Guerra dos Bôeres
* A Guerra dos Bôeres ocorreu na África do Sul, entre 1880 e 1902.
* O confronto ocorreu entre os Bôeres, africanos de origem holandesa e francesa, contra os ingleses.
* Um dos principais motivos do conflito, foi o fato dos ingleses desejarem se apoderar das minas de diamante do território Boer.
* Apesar das vitórias iniciais, os Bôeres foram derrotados pelos ingleses.

5. Revolta dos Cipaios
* A Revolta dos Cipaios ocorreu na Índia, em 1857.
* O confronto ocorreu entre os Cipaios, soldados indianos que lutavam no exército inglês, contra os ingleses.
* Entre os motivos está a indesejada ocupação da Inglaterra na Índia, e a tentativa de converter hindus e mulçumanos indianos ao cristianismo.
* Além disso, havia a suspeita de que a gordura utilizada para lubrificar as armas, provinha do porco e do boi. Como estes animais são considerados impuros ou sagrados por alguns indianos, este fato estourou a revolta.
* No fim, os ingleses venceram o conflito.

6. Guerra do Ópio
* A Guerra do Ópio ocorreu na China, entre 1839 e 1860. O confronto ocorreu entre chineses e ingleses.
* Os motivos do conflito estão nos interesses dos ingleses em comercializar com a China. Porém, o mercado chinês era fechado.
* Contudo, um dos produtos com boa aceitação era o ópio , droga entorpecente proveniente da papoula. Por um tempo, o comércio rendeu grandes lucros aos ingleses.
* Devido ao vício de civis e militares, o governo chinês proibiu e mandou queimar toneladas da droga. Isto despertou a fúria dos ingleses, que declararam guerra à China.
* No fim, a Inglaterra saiu vitoriosa. Através de tratados, como o Tratado de Nanquim , muitos portos foram abertos aos ingleses, entre eles o de Hong Kong e Xangai.

0 comentários: