13/10/2010

Projecto Testes Intermédios 2010-2011:9.º ano:15 de Março de 2011

OBJECTO DE AVALIAÇÃO
O teste intermédio de História tem por referência o Programa de História em vigor e o Currículo
Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais.
O teste intermédio permite avaliar as competências, os conteúdos e os conceitos / noções básicas a
estes associados, no âmbito do Programa da disciplina para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
 As competências enunciadas nos documentos referidos, a partir dos seus três grandes núcleos
estruturantes (Tratamento de Informação / Utilização de Fontes; Compreensão Histórica e
Comunicação em História), foram seleccionadas e formuladas no sentido de serem passíveis de
avaliação em prova escrita de duração limitada.
Relativamente aos conteúdos previstos no Programa do 3.º Ciclo, reordenados nas Competências
Específicas do Currículo Nacional do Ensino Básico, o teste intermédio não integrará itens sobre o
subtema J 3 – A II Guerra Mundial e sobre o tema K – Do segundo após-guerra aos desafios do
nosso tempo, conteúdos obrigatórios do 9.º ano, que provavelmente não estarão abordados à data da realização do teste intermédio.
Também não serão objecto de avaliação os conteúdos do 7.º e do 8.º ano que não constam da presente Informação.
Esta opção não pretende condicionar a gestão do programa pelos professores, nem pressupõe a eliminação de qualquer conteúdo do programa da disciplina, mas apenas delimitar os conteúdos para esta prova específica.
Os conceitos/noções previstos no Programa do 3.º Ciclo só serão avaliados no contexto dos
conteúdos com que se relacionam.

A) COMPETÊNCIAS

TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO / UTILIZAÇÃO DE FONTES
· Interpreta documentos de natureza diversa e com mensagens diversificadas;
· Utiliza conceitos históricos a partir da interpretação e da análise de fontes (textos, imagens,
mapas e plantas, tabelas cronológicas, gráficos e quadros).

COMPREENSÃO HISTÓRICA
Temporalidade
· Identifica e caracteriza fases principais da evolução histórica e grandes momentos de ruptura;
· Localiza no tempo eventos e processos e distingue ritmos de evolução.
Espacialidade
· Localiza no espaço diferentes aspectos das sociedades humanas em evolução e interacção;
· Estabelece relações entre a organização do espaço e os condicionalismos físico-naturais.
Contextualização
· Distingue, numa dada realidade, os aspectos de ordem demográfica, económica, social,
política e cultural e estabelece conexões e inter-relações entre eles;
· Interpreta o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social;
· Reconhece a simultaneidade de diferentes valores e culturas e o carácter relativo dos valores
culturais em diferentes espaços e tempos históricos;
· Relaciona a história nacional com a história europeia e mundial, abordando a especificidade
do caso português.

COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA
· Produz, em função do solicitado, textos com correcção linguística, aplicando o vocabulário
específico da disciplina.

B) CONTEÚDOS / TEMAS

B – A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO
B 1. Os Gregos no século V a.C.
B 2. O mundo romano no apogeu do império
B 3. Origem e difusão do cristianismo
E – EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI
E 1. O expansionismo europeu
E 2. Renascimento e Reforma
I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉC. XX
I 1. Hegemonia e declínio da influência europeia
I 2. Portugal: da 1.ª República à ditadura militar
I 3. Sociedade e cultura num mundo em mudança
J – DA GRANDE DEPRESSÃO À II GUERRA MUNDIAL
J 1. A grande crise do capitalismo nos anos 30 (*)
J 2. Regimes ditatoriais na Europa
(*) Sendo de abordagem sucinta, este subtema poderá ser mobilizado em articulação com J 2.

CARACTERIZAÇÃO DO TESTE
O teste intermédio de História apresenta quatro grupos de itens.
A soma das pontuações dos Grupos I e II, que integram temas dos 7.º e 8.º anos de escolaridade, é de 40 a 50 pontos.
A soma das pontuações dos Grupos III e IV, que integram temas do 9.º ano, é de 50 a 60 pontos.
Todos os grupos podem integrar itens de selecção e itens de construção.
Todos os itens têm por suporte um ou mais documentos.
Serão disponibilizadas duas versões do teste.
Os alunos não respondem no enunciado do teste.
As respostas são registadas em folha própria do estabelecimento de ensino em que é realizado o teste.

MATERIAL
Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.
Não é permitido o uso de corrector.

DURAÇÃO
O teste intermédio tem a duração de 90 minutos, não podendo a sua aplicação ultrapassar este limite de tempo.

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