PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS
1º Período
APRESENTAÇÃO: FICHA DIAGNÓSTICA: 2
INTRODUÇÃO: TEMPO: ESPAÇO: 4
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica:
2.1. Temporalidade
2.2. Espacialidade
2.3. Contextualização
3. Comunicação em História
TEMA I – A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX
I.1. Hegemonia e Declínio da Influência Europeia
- Imperialismo e colonialismo: a partilha do Mundo
- A 1ª Grande Guerra
- As transformações económicas no após-guerra no mundo ocidental
A Revolução Soviética
- Da Rússia dos Czares à Rússia dos Sovietes
- Revolução burguesa e revolução bolchevique
- As fases da construção da URSS
I.2. Portugal: Da 1ª República à Ditadura Militar
- Crise e queda da monarquia
- A 1ª República
I.3. Sociedade e Cultura: Um Mundo em Mudança
- Mutações na estrutura social e nos costumes
- Os novos caminhos da ciência
- Ruptura e inovação nas artes e na literatura
Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 28
2º Período
TEMA J – DA GRANDE DEPRESSÃO À 2ª GUERRA MUNDIAL
J.1. A Grande Crise do Capitalismo nos Anos 30
- A grande crise do capitalismo
- A intervenção do Estado na economia
J.2. Regimes Ditatoriais Na Europa
- Os regimes Fascista e Nazi
- Portugal: a ditadura salazarista
- A era estalinista na URSS
- Espanha: a ditadura franquista
J.3. A 2ª Guerra Mundial
- O desenvolvimento do conflito
- Os caminhos da paz
TEMA K – DO SEGUNDO PÓS-GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO
K.1. O Mundo Saído Da Guerra
- Reconstrução e política de blocos
- A recusa da dominação europeia: os primeiros movimentos de independência
K.2. As Transformações Do Mundo Contemporâneo
- O dinamismo económico dos países capitalistas
- Funcionamento da União Europeia
- As sociedades ocidentais em transformação
- O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueios e rupturas
- O Terceiro Mundo: independência política e dependência económica.
- As novas relações internacionais: o diálogo Norte-Sul, a defesa da paz
Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 22
3º Período
K.3. Portugal: Do Autoritarismo À Democracia
- A perpetuação do autoritarismo e a luta contra o regime
- Portugal democrático
Actividades de Avaliação: 4
Auto e heteroavaliação: 2
TOTAL: 22
COMPETÊNCIAS
DOMÍNIO DAS ATITUDES E VALORES
Ø Adquirir hábitos de discussão e posicionamento crítico em relação à realidade social passada e presente.
Ø Empenhar-se na defesa dos direitos humanos, manifestando atitudes de solidariedade em relação a outros indivíduos, povos e culturas.
Ø Manifestar interesses pela intervenção nos diferentes espaços em que se insere, defendendo o património arqueológico, cultural e etnográfico.
Ø Desenvolver a consciência cívica, atitudes de tolerância e de respeito pelos valores democráticos.
Ø Promover uma intervenção responsável na vida colectiva.
DOMÍNIO DAS APTIDÕES E CAPACIDADES
Ø Interpretar documentos de índole diversa.
Ø Realizar trabalhos de pesquisa individualmente e em grupo.
Ø Utilizar correctamente conceitos.
Ø Recriar situações históricas.
DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS
Tema I – A Europa e o Mundo no limiar do século XX.
Ø Explicar as tensões internacionais dos finais do século XIX início do século XX.
Ø Caracterizar a 1ª Guerra Mundial.
Ø Descrever as consequências da 1ª Grande Guerra.
Ø Compreender o contexto em que se dá a Revolução Russa.
Ø Descrever as transformações operadas pela Revolução Russa.
Ø Explicar a queda da monarquia em Portugal.
Ø Conhecer a evolução do regime republicano.
Ø Descrever as grandes transformações sociais, culturais, científicas e artísticas do início do século XX.
Tema J – Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial
Ø Compreender a eclosão da Crise de 1929.
Ø Explicar as consequências da Crise.
Ø Explicar de que forma se ultrapassou a crise.
Ø Explicar a evolução política nos anos 20 e 30.
Ø Caracterizar o fascismo e o nazismo.
Ø Descrever a evolução em Portugal.
Ø Caracterizar a 2ª Guerra Mundial.
Ø Analisar as consequências da Guerra.
Tema K – Do segundo após-guerra aos desafios do nosso tempo.
Ø Explicar a política de blocos.
Ø Analisar os movimentos de independência.
Ø Compreender as principais transformações do mundo contemporâneo.
Ø Explicar as novas relações internacionais.
Ø Caracterizar o autoritarismo salazarista.
Ø Descrever o 25 de Abril.
Ø Caracterizar o Portugal democrático.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO/UTILIZAÇÃO DAS FONTES
Seleccionar informação adequada ao tema em estudo;
Interpretar documentos de índole diversa;
Realizar trabalhos de pesquisa, individualmente ou em grupo;
Inferir conceitos históricos a partir da interpretação e análise cruzada de fontes.
COMPREENSÃO HISTÓRICA
→TEMPORALIDADE
Caracterizar as principais fases de evolução histórica e os grandes momentos de ruptura no processo evolutivo;
Localizar no espaço e no tempo eventos e processos;
Estabelecer relações entre o passado e o presente;
Explicar dinâmicas temporais que impulsionam as sociedades humanas.
→ESPACIALIDADE
Localizar no espaço, com o recurso a formas diversas de representação.
→CONTEXTUALIZAÇÃO
Distinguir aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural.
Relacionar a história nacional com a história universal.
COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA
Utilizar diversas formas de comunicação escrita;
Utilizar correctamente a língua portuguesa;
Analisar e produzir materiais iconográficos;
01/10/2008
PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO: 2009-2010
Publicada por joão nunes à(s) 6:11:00 da tarde
Etiquetas: PLANIFICAÇÃO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário