01/10/2008

ANÁLISE DE GRÁFICOS

1. Os gráficos são muito utilizados na aula de História, sobretudo para a análise dos seguintes aspectos:

  • aspectos económicos (produções, preços, etc)
  • aspectos demográficos (taxa de mortalidade, taxa de natalidade, esperança de vida, etc)
  • aspectos climáticos (temperatura, pluviosidade, etc)

2. Vantagens da utilização de gráficos na aula de História

  • resumir muita informação em pouco espaço;
  • representar variações quantitativas ou qualitativas de um determinado elemento, as relações numéricas entre determinados fénomenos;
  • facilitar a compreensão e análise de fénomenos, por vezes, complexos de explicar;
  • permitir lançar algumas questões para provocar o debate na turma.

3. Tipos de gráficos

  • gráfico circular ou sectogramas - num círculo que representa 100% distinguem-se sectores, em que cada um deles representa uma das partes do elemento observado, uma proporção de cada parte em relação ao todo.
  • gráfico de barras - representações gráficas de rectângulos paralelos cuja altura ou comprimento representa a intensidade do elemento registado. É um gráfico de fácil observação e permite uma rápida comparação entre as quantidades.
  • gráfico linear ou de pontos, poligonais - representa a evolução de uma quantidade através de uma linha quebrada. Permite verificar a tendência de um elemento registado (o seu aumento ou diminuição).

4. Elementos que um gráfico deve conter

  • título - dá a indicação do conteúdo do gráfico;
  • período cronológico a que se referem os dados do gráfico, no eixo das abcissas para um gráfico linear ou de pontos;
  • no caso de ser um gráfico de barras ou um gráfico linear ou de pontos, no eixo das ordenadas podem ser representadas diferentes variáveis (por exemplo, a população), tendo de indicar a respectiva unidade (centenas, milhares, milhões, etc).

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