1. Os gráficos são muito utilizados na aula de História, sobretudo para a análise dos seguintes aspectos:
- aspectos económicos (produções, preços, etc)
- aspectos demográficos (taxa de mortalidade, taxa de natalidade, esperança de vida, etc)
- aspectos climáticos (temperatura, pluviosidade, etc)
2. Vantagens da utilização de gráficos na aula de História
- resumir muita informação em pouco espaço;
- representar variações quantitativas ou qualitativas de um determinado elemento, as relações numéricas entre determinados fénomenos;
- facilitar a compreensão e análise de fénomenos, por vezes, complexos de explicar;
- permitir lançar algumas questões para provocar o debate na turma.
3. Tipos de gráficos
- gráfico circular ou sectogramas - num círculo que representa 100% distinguem-se sectores, em que cada um deles representa uma das partes do elemento observado, uma proporção de cada parte em relação ao todo.
- gráfico de barras - representações gráficas de rectângulos paralelos cuja altura ou comprimento representa a intensidade do elemento registado. É um gráfico de fácil observação e permite uma rápida comparação entre as quantidades.
- gráfico linear ou de pontos, poligonais - representa a evolução de uma quantidade através de uma linha quebrada. Permite verificar a tendência de um elemento registado (o seu aumento ou diminuição).
4. Elementos que um gráfico deve conter
- título - dá a indicação do conteúdo do gráfico;
- período cronológico a que se referem os dados do gráfico, no eixo das abcissas para um gráfico linear ou de pontos;
- no caso de ser um gráfico de barras ou um gráfico linear ou de pontos, no eixo das ordenadas podem ser representadas diferentes variáveis (por exemplo, a população), tendo de indicar a respectiva unidade (centenas, milhares, milhões, etc).
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