01/10/2008

ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCRITOS

1. Vantagens da utilização do documento escrito na aula de História

  • ajuda o aluno a desenvolver o espírito de observação, estimula a pesquisa, desperta a curiosidade, fomenta a criatividade e fortalece o sentido crítico;
  • contribui para ultrapassar a tendência verbalista e predominantemente informativa do ensino;
  • ajuda o aluno a organizar-se.

2. Critérios para a escolha de documentos escritos:

  • de acordo com os objectivos de aprendizagem definidos;
  • tem de estar ligado aos conteúdos a estudar;
  • em função do nível etário dos alunos;
  • não ser muito longo, nem muito complexo;
  • deve ser um documento rico em informação.

O documento deve ser sempre fornecido ao aluno, ou através do seu manual, ou fotocopiado, ou ainda projectado.

3. Classificação dos documentos escritos didácticos

  • documento histórico - que pertence à própria época que se está a estudar.
  • documento historiográfico - que é de uma época posterior àquela que se está a estudar, mas que a ela se refere.

Por vezes, os documentos apresentam-se de difícil compreensão e quando assim acontece, muitas vezes, estes aparecem em versão adaptada. O documento escrito didáctico pode então ser uma reprodução do original ou ser sujeito a adaptações para se tornar mais acessível aos alunos.

Os documentos escritos históricos subdividem-se nos seguintes tipos:

  • documentos pontuais:
    objectivos - fontes jurídicas e administrativas
    subjectivos - fontes literárias e historiográficas
  • documentos seriais:
    objectivos - registos paroquiais, inquisições gerais, listas nominais, fontes fiscais.
    subjectivos - testamentos, imprensa, róis de confessados, cadernos de "agravos".

4. Etapas de análise dos documentos escritos

A metodologia do tratamento de um documento histórico ou historiográfico difere da utilizada na literatura.

1.ª etapa - Título - transmite-nos a ideia geral do documento e é normalmente atribuído pelos autores do manual.

2.ª etapa - Fonte - geralmente, indica o autor, título da obra de onde foi retirado e a data.

3.ª etapa - Classificação do documento - a natureza do documento se é histórico ou documento historiográfico.

4.ª etapa - Localização espacio-temporal - data em que o documento foi escrito e a sua localidade, normalmente, só aparece no conteúdo do texto, de forma indirecta.

5.ª etapa - Leitura do documento - durante a leitura do documento, o aluno deve sublinhar as palavras que não compreende e registar conceitos, nomes, datas e localidades que sobressaem do documento. De seguida, o professor deve esclarecer o significado das palavras ou expressões que o aluno desconhece.

6.ª etapa - Resumo do documento - levar os alunos a captar as ideias dominantes do texto; compreender a estrutura do texto e delimitar as suas partes.

7.ª etapa - Comentário - relacionar o texto com o conhecimento da época, dentro dos limites temáticos e cronológicos. Deverá ser claro e ordenado.
Alude-se, ainda, ao interesse e valor do documento. O professor deve ensinar o aluno a estar atento para procurar distinguir os factos ou acontecimentos referidos, das opiniões ou interpretações feitas pela pessoa que escreveu a informação, pois sobre o mesmo assunto ou acontecimento da mesma época podemos ter visões diferentes. As circunstâncias em que o documento foi escrito e as opiniões dos seus autores, podem influenciar a nossa interpretação da informação.
Desta forma, documento contribui para o alargamento dos conhecimentos históricos do aluno.

8.ª etapa - Crítica - questionar autenticidade e objectividade do documento, se possível, comparando com documentos análogos. O professor deve levar o aluno a ter uma atitude crítica perante aquilo que lê - verificar qual a origem da informação, pensar noutras possíveis opiniões, etc.

0 comentários: