01/02/2010

SUBTEMA J.3: A 2ª GUERRA MUNDIAL: HIROHITO: JAPÃO

Hirohito (裕仁), também conhecido como Imperador Showa ou
 
O Imperador Shōwa (昭和天皇, Shōwa tennō)
,
Imperador Hirohito
O Imperador Hirohito nasceu a 29 de Abril de 1901, também conhecido como o Imperador Showa, foi o 124º Imperador do Japão, tendo reinado desde 1926 até à sua morte, em 1989. O seu reinado foi o mais longo de todos os Imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa, principalmente a Segunda Guerra Mundial.
Michinomiya Hirohito nasceu em Tóquio e, enquanto jovem, interessou-se por biologia marinha, assunto sobre o qual escreverá livros mais tarde. Em 1921, ainda Príncipe, visitou a Europa, um acontecimento inédito na monarquia japonesa. Mais tarde, em 1926, tornou-se imperador. Considerado uma divindade viva pelo povo, descendente da Deusa Solar Amaterasu, a Constituição conferia-lhe o poder supremo, sendo ele a figura a quem os militares japoneses deviam obediência absoluta.
Porém, sendo o último Imperador a ser considerado um ser divino e superior aos restantes cidadãos do seu País, por obrigação dos Estados Unidos da América nas resoluções do Pós-Guerra, os actuais Imperadores encontram-se desprovidos de qualquer poder ou significado, tanto a nível internacional como nacional. Hirohito veio a falecer no dia 7 de Janeiro de 1989.

0 comentários: