Documento A “ O objectivo da política alemã é a defesa da comunidade racial alemã. Ela é formada por 85 milhões de pessoas que, embora vivendo em territórios diferentes, possuem fortes laços de união entre si. O futuro da Alemanha depende, portanto, da questão territorial.
O equipamento do exército, da marinha de guerra e da aviação, tal como a formação do corpo de oficiais, encontram-se praticamente concluídos. O material e o armamento foram completamente modernizados.(…) Não podemos esperar muito mais tempo para agir.”
Adolfo Hitler, Discurso de 5 de Novembro de 1937
Documento B “Não temos tempo a perder.(…) Silenciosamente, abandonada à sua sorte, a Checoslováquia afunda-se na sombra. (…) É preciso que o nosso povo saiba a verdade. (…) É preciso que saiba que sofremos uma derrota sem fazermos a guerra. (…) E isto é apenas o começo, (…) a primeira etapa de um calvário que teremos de sofrer, a não ser que, por um supremo esforço nos decidamos a defender a liberdade”
Winston Churchill, Discurso na Câmara dos Comuns. 5 de Outubro de 1938 (após a assinatura do Pacto de Munique)
1.1. Explica o significado das seguintes expressões de Hitler e de Churchill, quanto aos respectivos projectos. a) “ O futuro da Alemanha depende, portanto, da questão territorial” (doc. A):
b) “ Não podemos esperar muito mais tempo para agir.” (doc. A):
c) “Não temos tempo a perder.” (doc. B):
1.2. Explica o sentido profético do discurso de Churchill: “E isto é apenas (…) a primeira etapa de um calvário”.
2. Observa a imagem.
Pearl Harbour, 7 de Dezembro, 1941 |
2.1. Avalia a importância do ataque japonês a Pearl Harbour para o desenrolar do conflito.
3. Observa a imagem.
O “Dia D” desembarque aliado na Normandia |
4. Observa a imagem.
Bomba atómica em Hiroxima |
5. Observa a imagem.
Judeus num campo de concentração |
6. Lê o documento A, com atenção .
Documento A “ Decidimos criar, o mais rapidamente possível, juntamente com os nossos aliados, uma organização destinada a garantir a paz e a segurança entre as nações. Estamos firmemente convencidos de que se trata de uma questão vital para o Mundo, não apenas para evitar futuras agressões como também para prevenir, através de uma estreita e permanente colaboração entre todos os povos da Terra, as verdadeiras causas políticas, económicas e sociais da guerra (…)
Concordámos também em convocar uma conferência que terá lugar no dia 25 de Abril de 1945 em S. Francisco, com o objectivo de preparar a Carta dessa organização.”
Declaração de Ialta, Fevereiro de 1945
6.1. Refere a importância da ONU no contexto das relações internacionais.
0 comentários:
Enviar um comentário