26/08/2009

DIÁRIO DE BORDO

COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO

O diário de bordo é um meio de os alunos registarem as suas activida­des, reflexões, os seus comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. É uma forma pri­vilegiada de o seu autor descrever e reflectir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registo escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.
Descrever e reflectir sobre o trabalho, as actividades.

O que se regista no diário de bordo?
Sendo o diário de bordo o relato de uma actividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento de registo diário (daí a sua designação!). Deves anotar o local onde decorreu a actividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descreveres o que fizeste individualmente ou em grupo. O registo tem de terminar com uma avaliação, uma refle­xão sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
Se, por exemplo, fores fazer uma consulta à biblioteca registas: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que consultaste, o resultado da pesquisa e a forma de registo. Terminas a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica.
Para se fazer um registo não é necessário que a actividade seja bem­-sucedida: por exemplo, diriges-te a uma instituição para recolheres material e não conseguiste: deves fazer este registo e escreveres as tuas conclusões sobre o sucedido. No diário de bordo podes também registar as questões que queres colocar ao teu professor, reflexões sobre a forma como o teu grupo está a trabalhar. Podem ser dadas indicações adicio­nais no contexto da tua turma, do projecto que estás a desenvolver.
Não há um formulário específico para fazeres o registo. Deves usar, contudo, um formulário simples que te ajudará a organizar o diário de bordo que irá fazer pa1te integrante do teu portefólio.

Vantagens do diário de bordo
As vantagens do diário de bordo são várias, o que justifica a sua utiliza­ção por muitos professores de outras disciplinas. Vamos apenas referir algumas delas:
● documentas o teu trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das actividades que desenvolves;
● organizas as tuas reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o teu trabalho;
● ajuda-te a fazer a auto-avaliação ao longo do desenvolvimento do projecto;
● promove hábitos de reflexão crítica e de escrita;
● dá ao professor uma perspectiva do trabalho que desenvolves, da tua aprendizagem, torna-o um bom instrumento de avaliação.

Um bom registo
Pode-se perguntar: o que é um bom registo de um diário de bordo? É o registo que:
● faz uma descrição rigorosa da actividade;
● respeita as referências requeridas: dia, hora, local, recursos;
● centra a descrição nos seus aspectos essenciais;
● inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.
É importante a apresentação e a forma como está redigido. O cumpri­mento de prazos e o número de entradas são factores de valorização.

0 comentários: