Munch em 1921 |
Se algum dia você pensar em estudar a história da arte, provavelmente irá se deparar com o Edvard Munch. É que esse norueguês foi um pintor super importante.
Munch nasceu em 1863 em uma cidade chamada na época de Kristiania. Hoje ela é Oslo, capital da Noruega! A cidade foi renomeada em 1924. Pois então, a vida dele não foi nada fácil: sua mãe morreu de tuberculose quando ele tinha apenas 5 aninhos (em 1868) e, desde então, Munch foi criado pelo pai - que tinha problemas mentais...
Em 1881, Munch iniciou seus estudos na Royal School of Design, lá em Kristiania mesmo. E em 1892 arrumou suas malas rumo à Alemanha: ficou lá até 1908.
Munch teve muitos problemas psicológicos por tudo o que aconteceu em sua família, e nem é preciso dizer que toda essa preocupação foi retratada de alguma forma em suas obras, né? Que tal conhecer a mais famosa de todas elas?
O grito |
Está vendo esse quadro de um homem gritando com as mãos na orelha.
Munch costumava pintar a mesma tela muitas, muitas e muitas vezes... Só para se ter uma idéia, ele fez 50 versões do quadro "O Grito" até achar que estava bom!
Sentimentos como a dor, a angústia e a dificuldade de viver são expressos nessa super obra de arte que, de tão valiosa, foi roubada da Galeria Nacional de Oslo em fevereiro de 1994! Mas, calma: três meses depois, os noruegueses conseguiram recuperá-la com apenas um arranhãozinho!
Depois desse susto, a vigilância ficou mais esperta e o quadro não sai mais de lá!
Os trabalhos de Munch influenciaram um dos movimentos artísticos mais importantes do século XX. Quer saber qual?
Expressão do quê?
Munch é considerado um dos pais do expressionismo com toda a razão: é que esse movimento se caracterizava por distorcer e exagerar na representação de alguém ou alguma coisa por meio da "expressão" dos sentimentos.
Este movimento dominou a arte alemã entre 1905 e 1930.
0 comentários:
Enviar um comentário