26/08/2009

RELATÓRIO

COMO SE FAZ UM RELATÓRIO
A consulta de um dicionário de Língua Portuguesa dá-nos a seguinte definição de relatório: "exposição circunstanciada e objectiva, oral ou por escrito, daquilo que se viu, estudou, observou, analisou... ".
Ao longo da tua vida académica e profissional, vais ter de produzir rela­tórios cujo objectivo é descrever situações, factos, actividades, comunicar um trabalho, uma pesquisa, um projecto desenvolvido. Para além do papel de comunicação que o relatório efectivamente tem, a sua elabora­ção permite ao autor uma análise crítica sobre o seu trabalho e a perspec­tivação da actividade futura. Daí que, num relatório, não te possas limitar a descrever o que foi feito, mas como foi feito: deves registar os processos que te levaram a determinadas conclusões, as dificuldades sentidas, as hipóteses de trabalho levantadas, etc.
O professor avisa com antecedência o dia em que terás que apresentar o (s) relatório (s). Tens de reter dois aspectos muito importantes:

1. Cumprimento do prazo - se entregas um relatório fora do prazo és penalizado na avaliação. Na tua vida futura, pode até acontecer que o teu trabalho não seja aceite. Para aprenderes, o teu professor de AP pode assumir este comportamento.

2. Um relatório prepara-se com tempo. O conhecimento antecipado da data de entrega permite-te gerir o tempo da sua produção para que o documento final reflicta cuidado na apresentação e um conteúdo subs­tancial, quer dizer, mostra de facto o trabalho que desenvolveste.

Tipos de relatório
No âmbito da AP e História vais ter de produzir diferentes tipos de relatórios:
1. Relatórios de actividade
2. Relatórios de desenvolvimento/processo
3. Relatórios do produto final
Vamos analisar os objectivos de cada um destes tipos de relatório e de seguida a estrutura que deves seguir para a sua elaboração.

1. Relatório de actividade - o professor pode solicitar um relatório indi­vidual ou de grupo de uma iniciativa, de uma saída ou actividade de campo, de uma visita de estudo, de um conjunto de actividades pro­duzidas num determinado período de tempo.
2. Relatório de desenvolvimento de processo - está prevista a apresenta­ção de um relatório do desenvolvimento do projecto em AP, em dois momentos:
● no fim do 1º período.
● no Carnaval.
Contudo, o professor pode solicitar um relatório de desenvolvimento sempre que considere oportuno. Os objectivos destes relatórios, também designados por relatórios de processo, são, entre outros, os seguintes:
● permitem que o grupo e cada um dos seus elementos tomem consciên­cia do processo de execução do projecto e da participação de cada um;
● ajudam a reflectir sobre as dificuldades e até bloqueios do projecto favorecendo a sua superação;
● podem orientar a reformulação do projecto;
● promovem a auto-avaliação;
● constituem elementos de avaliação para o professor.
No final do ano poderás apresentar um relatório individual final onde expões um balanço do teu trabalho ao longo do ano.
3. Relatório do produto final
O relatório do produto final acompanha a apresentação do produto no fim do ano lectivo. O produto final é a concretização do projecto desen­volvido: integra a experiência do projecto.
Pode acontecer que ao longo do ano o teu professor te solicite produtos do trabalho, e nesse caso, estás a apresentar um relatório de produto.
Em diferentes momentos, terás de apresentar quer relatórios individuais quer relatórios de grupo. A sua solicitação é geralmente acompanhada por um conjunto de instruções que te orientam na sua produção.

A estrutura de um relatório
Vamos apresentar-te um conjunto de elementos que poderás encarar como um guião para a elaboração de relatórios.
Geralmente, o relatório apresenta as seguintes partes: capa, índice/sumário, texto, anexos.

Capa
Na capa devem constar os seguintes elementos:
- o nome da escola
- o título: (por exemplo, "Relatório do Trabalho de Projecto")
- a tua identificação
- a identificação do professor
- a data.
Apesar de a capa não ter registado o número de página, conta como página 1.

Sumário
Na página 2 deves registar o sumário, por vezes designado por índice, que tem por função apresentar a estrutura do relatório e a sua localização através do registo da página. Por exemplo:
1. Introdução……………………… 3
2. O carácter da Área de Projecto.. 5
3.
4.
5. Bibliografia …………………….. 15
6. Anexos ………………………….. 17

Texto
Deves iniciar o teu texto com uma introdução onde justificas a razão de ser do relatório e os seus objectivos. Podes apresentar, brevemente, o plano do texto que produziste. No relatório, isto é, no texto propriamente dito, identificas o objectivo do relatório, descreves o trabalho que reali­zaste, as metodologias utilizadas, os resultados e as dificuldades que encontraste, as questões que o trabalho suscitou. Um relatório que se limite a descrever as actividades desenvolvidas é pobre: é a reflexão sobre as dificuldades que sentiste, a forma como as ultrapassaste, o modo como interagiste com os teus colegas e com outras pessoas com quem colaboraste que torna o teu relatório um documento único, por reflectir a tua experiência pessoal. Mostra como organizaste e desenvolveste o tra­balho e a tua contribuição para o grupo: integra, portanto, uma aprecia­ção autocrítica do teu trabalho.
Deves incluir uma conclusão onde registes comentários finais, observa­ções, críticas e um balanço genérico da actividade ou do trabalho objecto do relatório.


No teu texto, há alguns aspectos éticos que deves respeitar:
● só citar documentos efectivamente consultados;
● citar as fontes a que recorreste, registando todos os dados que permi­tam a sua identificação;
● ser rigoroso no registo dos dados e nos contactos que mantiveste;
● ser autêntico na descrição das tuas experiências e na análise crítica que produzas.

Anexos
Nos anexos, deves integrar os documentos, gráficos, legislação, imagens, conforme o caso. Estes materiais devem ser numerados. A paginação deve continuar a do texto principal. Deves incluir também a bibliografia, respei­tando as regras que já analisámos.


Redacção e apresentação gráfica
No teu relatório, a forma como rediges tem muita importância. Assim:
● procura apresentar as tuas ideias de forma estruturada, com clareza e rigor;
● as frases e os parágrafos não devem ser extensos;
● a expressão deve ser correcta e clara. Procura fazer várias revisões para evitares erros ou frases mal construídas;
● podes utilizar a primeira pessoa do singular ou a primeira do plural.

A apresentação gráfica do relatório é também relevante, devendo-se pautar pela discrição e pela regularidade. Apresentamos-te algumas sugestões:
● tipo de letra: Times New Roman, Arial Narrow. Podes escolher outra fonte, desde que seja discreta e bem legível;
● tamanho: os textos devem ter o tamanho 12; as notas de rodapé devem ser escritas em tamanho 8;
● os títulos devem ser escritos a bold (negrito) hierarquizados, isto é, usando diferentes tamanhos para os títulos e subtítulos;
● espaçamento – 1,5;
● tipo de papel: A4 branco.

É importante referir que o professor pode solicitar um relatório manus­crito, produzido no contexto de uma aula. Neste caso, a ortografia, a legi­bilidade do texto e a apresentação são factores de avaliação.

Avaliação do relatório
O Professor esclarecerá os critérios que terá em conta na avaliação. Contudo, há alguns aspectos que são comuns à avaliação dos relatórios:
● a organização do trabalho;
● a descrição ordenada dos procedimentos;
● a justificação das opções tomadas;
● a organização das ideias e dos raciocínios;
● a clareza e correcção da linguagem utilizada;
● a criatividade.

A título de exemplo, apresentamos dois modelos de relatórios.


RELATÓRIO DO 1º PERÍODO

O relatório que tens de apresentar para Área de Projecto é o primeiro, do ponto de vista formal. Informalmente, em diálogo com o professor ou com os teus colegas de grupo ou de turma, já produziste muitos relatórios informais. Reconheces afirmações como: “Já percebo melhor o que se pre­tende com Área de Projecto. ", "Não sabia que as consequências das faltas em AP eram tão graves. ", "Estou com dificuldades em sintetizar as notícias que recolhi. ", "Tenho tido problemas em aceder ao site da instituição X"., "Não pensava que fazer um inquérito era tão difícil"., "O tema que o meu grupo está a desenvolver dá mais trabalho do que imaginávamos.", 'Já sou capaz de organizar melhor as informações que recolho. ", "O meu grupo está a ganhar ritmo no trabalho e a comunicar melhor. ", A utiliza­ção do e-mail tem facilitado a troca de ideias entre nós. ", "Tenho tantas ideias para o projecto que tenho dificuldade em fazer a selecção. ", etc.

Estas e muitas outras reflexões estão registadas, com certeza, no teu diá­rio de bordo.

Tendo em conta o que acabámos de dizer e a orientação que tem sido desenvolvida na turma, propõe-se que elabores o teu relatório tendo em conta os seguintes itens:

1 . Analisar as expectativas em relação à AP.
2. Reflectir sobre as mudanças que esta área exige e os desafios que coloca.
3. Analisar as actividades que desenvolveste no âmbito das técnicas de investigação e das suas aplicações. Reflectir sobre as aprendizagens que fizeste.
4 . Descrever a forma como o tema foi escolhido e a sua relação com os teus interesses, as tuas opções vocacionais e profissionais.
5 . A experiência do trabalho de grupo.
6 . Planificação do projecto.
7 . Perspectivas de trabalho.


O registo das dificuldades sentidas e a forma de as superar

Para elaborares o relatório irás recorrer aos diários de bordo, ao teu portefólio/ dossier individual de projecto, onde tens os materiais orga­nizados, aos registos pessoais que foste fazendo, à planificação das tarefas, etc.


RELATÓRIO INDIVIDUAL FINAL

Na fase final do desenvolvimento do projecto tens de apresentar um balanço do teu trabalho individual no grupo de trabalho. Pretende-se que faças uma reflexão crítica do desenvolvimento do processo que conduziu à apresentação do produto final. Apresentam-se alguns itens que te podem orientar na elaboração deste documento: Introdução, Desenvolvi­mento e Avaliação.

1. Introdução
Começa o relatório por contextualizar o teu trabalho individual no tra­balho do grupo.

2. Desenvolvimento
● Descreve as actividades que realizaste no âmbito da investigação que foi feita ao longo do ano. Sem entrares em pormenores pouco rele­vantes para se compreender a tua actividade, deves, contudo, referen­ciar os objectivos das pesquisas, quando e onde as concretizaste e as razões das opções feitas.
● Identifica e descreve os obstáculos e dificuldades com que te depa­raste e as formas de as superar. Podes referir o efeito das várias refor­mulações ao projecto.
● Identificas as aprendizagens feitas.
● Regista de que modo o desenvolvimento do projecto em particular e da frequência da Área de Projecto te permitiram o desenvolvimento de competências que pensas venham a ser úteis na tua vida acadé­mica, profissional e pessoal.

É importante que reflictas nos teus registos a tua perspectiva pessoal.
Uma mais-valia de um relatório é, para além de ser fiável, reflectir a impressão personalizada do seu autor.

3. Avaliação
● Faz uma auto-avaliação do teu trabalho individual, justificando.
● Faz uma avaliação do projecto, referindo o que consideras os aspec­tos positivos e os aspectos negativos.

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