1. COMO SE FAZ UM TRABALHO DE GRUPO
Grande parte da actividade que desenvolves em AP decorre em trabalho de grupo. Esta circunstância deve-se ao facto de o trabalho de grupo promover um conjunto de competências que vais necessitar na tua vida académica e profissional futuras.
De facto, a complexidade da vida contemporânea nas suas diferentes vertentes exige o trabalho de equipa que envolve formas particulares de trabalhar. Ao longo da tua vida escolar já desenvolveste muitas actividades em grupo. Contudo, faz sentido abordar alguns aspectos desta forma de trabalhar: estás no 9º ano, preparas-te para novas realidades, o que implica que desenvolvas o trabalho em grupo de uma forma pensada e crítica.
De entre as muitas vantagens do trabalho de grupo, que justificam o recurso a esta forma de trabalhar, destacaremos algumas competências que promovem:
● a cooperação entre os seus membros;
● a discussão de ideias e a reflexão sobre as questões;
● aperfeiçoamento de técnicas de comunicação;
● a organização do trabalho.
Um bom grupo de trabalhoUm bom grupo de trabalho tem de ter duas condições essenciais: ter objectivos claros e desejar ser bem-sucedido. Contrariamente ao que vulgarmente se pensa, a heterogeneidade e a diferença dos membros que constituem um grupo são factores que promovem um trabalho mais produtivo e que favorecem a solidariedade entre os seus membros. Muitas vezes um grupo falha nos seus objectivos e a qualidade de trabalho fica aquém das expectativas porque o grupo é constituído por um conjunto de pessoas que partilham dos mesmos pontos de vista ou que estão ligadas fundamentalmente por questões de amizade.
A heterogeneidade do grupo é uma vantagem
Contudo, para que um grupo funcione e o trabalho renda, há um conjunto de regras que devem ser respeitadas:
● os elementos que o compõem devem procurar tomar decisões por unanimidade;
● cada elemento tem de ter a disponibilidade para fazer concessões;
● nenhum membro deve impor a sua opinião ou perspectiva;
● deve-se encarar a crítica como um factor de promoção da qualidade do trabalho;
● o conflito é inerente ao trabalho de grupo devendo ser visto como normal no processo de trabalho e como um factor de crescimento colectivo e individual;
● todos os membros têm de trabalhar: se um membro não trabalha, o rendimento do grupo está comprometido e as relações entram em crise;
● os elementos do grupo fazem a avaliação dos resultados do trabalho bem como da participação de cada um: fazem a auto e heteroavaliação.
Como trabalhar
Para que uma sessão de trabalho renda, é preciso que todos os seus membros:
● saibam claramente sobre o que se vai trabalhar;
● cheguem a acordo sobre os limites do tema ou subtema que estão a desenvolver;
● definam prioridades e objectivos parcelares a atingir em cada etapa de trabalho;
● partilhem a informação e os recursos;
● registem as ideias, decisões e planos;
● fixem prazos;
● distribuam as tarefas e designem os responsáveis;
● percebam e respeitem a distribuição das tarefas;
● identifiquem os meios e recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho;
● cheguem a conclusões;
● sejam disciplinados e responsáveis;
● tenham confiança e sejam solidários entre si.
Problemas no grupo
A diversidade e heterogeneidade inerente a um bom grupo de trabalho geram conflitos: de opiniões, de perspectivas, de formas de actuação. Contudo, não são os conflitos que têm esta origem que podem pôr em causa o trabalho de grupo. Já afirmámos que até são condição do desenvolvimento de um trabalho produtivo e de qualidade. Há, no entanto, problemas que podem comprometer o rendimento de uma equipa. Os principais problemas que podem surgir num grupo de trabalho são:
● o desinteresse de um ou vários membros;
● os conflitos de liderança;
● a falta de lealdade;
● as dificuldades na aplicação do plano de trabalho.
Se o grupo em que estás integrado vive alguns destes problemas, partilhem-nos com o professor. Um elemento experiente e externo ao grupo pode ajudar a superar a crise experimentada.
A avaliaçãoJá vimos que a avaliação do trabalho produzido, a auto-avaliação e heteroavaliação, são inerentes ao trabalho de grupo: é este processo que ajuda a que o trabalho avance de forma mais positiva e rentável. Transcreve-se uma ficha de avaliação do trabalho no grupo para que possas compreender melhor o que te é solicitado quando trabalhas de forma cooperativa. Os diferentes níveis de avaliação e os respectivos descritores ajudam a situares a tua prestação enquanto elemento de um grupo. Discute em grupo os critérios e procura situar-te.
0 comentários:
Enviar um comentário