13/08/2009

TRABALHO DE GRUPO

ELEMENTOS 3 ou 4
1. COMO SE FAZ UM TRABALHO DE GRUPO
Grande parte da actividade que desenvolves em AP decorre em trabalho de grupo. Esta circunstância deve-se ao facto de o trabalho de grupo pro­mover um conjunto de competências que vais necessitar na tua vida aca­démica e profissional futuras.
De facto, a complexidade da vida contemporânea nas suas diferentes vertentes exige o trabalho de equipa que envolve formas particulares de trabalhar. Ao longo da tua vida escolar já desenvolveste muitas activida­des em grupo. Contudo, faz sentido abordar alguns aspectos desta forma de trabalhar: estás no 9º ano, preparas-te para novas realidades, o que implica que desenvolvas o trabalho em grupo de uma forma pensada e crítica.

De entre as muitas vantagens do trabalho de grupo, que justificam o recurso a esta forma de trabalhar, destacaremos algumas competências que promovem:
● a cooperação entre os seus membros;
● a discussão de ideias e a reflexão sobre as questões;
● aperfeiçoamento de técnicas de comunicação;
● a organização do trabalho.
Um bom grupo de trabalhoUm bom grupo de trabalho tem de ter duas condições essenciais: ter objectivos claros e desejar ser bem-sucedido. Contrariamente ao que vul­garmente se pensa, a heterogeneidade e a diferença dos membros que constituem um grupo são factores que promovem um trabalho mais pro­dutivo e que favorecem a solidariedade entre os seus membros. Muitas vezes um grupo falha nos seus objectivos e a qualidade de trabalho fica aquém das expectativas porque o grupo é constituído por um conjunto de pessoas que partilham dos mesmos pontos de vista ou que estão liga­das fundamentalmente por questões de amizade.
A heterogeneidade do grupo é uma vantagem

Contudo, para que um grupo funcione e o trabalho renda, há um con­junto de regras que devem ser respeitadas:
● os elementos que o compõem devem procurar tomar decisões por unanimidade;
● cada elemento tem de ter a disponibilidade para fazer concessões;
● nenhum membro deve impor a sua opinião ou perspectiva;
● deve-se encarar a crítica como um factor de promoção da qualidade do trabalho;
● o conflito é inerente ao trabalho de grupo devendo ser visto como normal no processo de trabalho e como um factor de crescimento colectivo e individual;
● todos os membros têm de trabalhar: se um membro não trabalha, o rendimento do grupo está comprometido e as relações entram em crise;
● os elementos do grupo fazem a avaliação dos resultados do trabalho bem como da participação de cada um: fazem a auto e heteroavaliação.

Como trabalhar
Para que uma sessão de trabalho renda, é preciso que todos os seus membros:
● saibam claramente sobre o que se vai trabalhar;
● cheguem a acordo sobre os limites do tema ou subtema que estão a desenvolver;
● definam prioridades e objectivos parcelares a atingir em cada etapa de trabalho;
● partilhem a informação e os recursos;
● registem as ideias, decisões e planos;
● fixem prazos;
● distribuam as tarefas e designem os responsáveis;
● percebam e respeitem a distribuição das tarefas;
● identifiquem os meios e recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho;
● cheguem a conclusões;
● sejam disciplinados e responsáveis;
● tenham confiança e sejam solidários entre si.

Problemas no grupo
A diversidade e heterogeneidade inerente a um bom grupo de traba­lho geram conflitos: de opiniões, de perspectivas, de formas de actua­ção. Contudo, não são os conflitos que têm esta origem que podem pôr em causa o trabalho de grupo. Já afirmámos que até são condição do desenvolvimento de um trabalho produtivo e de qualidade. Há, no entanto, problemas que podem comprometer o rendimento de uma equipa. Os principais problemas que podem surgir num grupo de tra­balho são:
● o desinteresse de um ou vários membros;
● os conflitos de liderança;
● a falta de lealdade;
● as dificuldades na aplicação do plano de trabalho.
Se o grupo em que estás integrado vive alguns destes problemas, parti­lhem-nos com o professor. Um elemento experiente e externo ao grupo pode ajudar a superar a crise experimentada.
A avaliaçãoJá vimos que a avaliação do trabalho produzido, a auto-avaliação e heteroavaliação, são inerentes ao trabalho de grupo: é este processo que ajuda a que o trabalho avance de forma mais positiva e rentável. Transcreve-se uma ficha de avaliação do trabalho no grupo para que possas compreender melhor o que te é solicitado quando trabalhas de forma cooperativa. Os diferentes níveis de avaliação e os respectivos descritores ajudam a situares a tua prestação enquanto elemento de um grupo. Discute em grupo os critérios e procura situar-te.

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