20/01/2010

SUBTEMA J.2.: REGIMES DITATORIAIS NA EUROPA: SUBTEMA J.3. A 2ª Guerra Mundial: FILME "A VIDA É BELA"

A Vida é Bela
Titulo original: (La Vita è Bella)
Lançamento: 1997 (Itália)
Direção: Roberto Benigni
Atores: Roberto Benigni , Nicoletta Braschi , Giustino Durano , Sergio Bini Bustric , Horst Buchholz
Duração: 116 min
Género: Comédia Dramática

SINOPSE:É um filme do género comédia dramática. Guido, o protagonista, é um homem simples, inteligente e espirituoso. Um pai amoroso que consegue fazer seu filho acreditar que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual ambos estão inseridos.
O filme inicia com a luta de Guido para conquistar sua princesa, Dora. Pode não parecer relevante, mas é justamente o estabelecimento do vínculo amoroso familiar, que vai confrontar com as cenas dramáticas a seguir. Um dia pai e filho são levados para um campo de concentração nazista Neste momento inicia-se todo o empenho de Guido, usando a sua imaginação com o intuito de proteger seu filho (de seis anos) do terror e da violência da guerra. Descobre Dora no mesmo campo de concentração e faz o humanamente possível para protegê-la também.
O filme mostra a fantástica saga do livreiro Guido Orefice e de como ele conseguiu, por meio da imaginação e da fantasia, transformar os horrores da rotina de um campo de concentração nazista em regras de uma gincana, para omitir a verdade de seu filho e assim protegê-lo. conquistou crítica e público com seu espírito leve, porém crítico, e a coragem de fazer uma comédia para falar do que foi o maior drama do século 20: o Holocausto.
Guido chama as ações nos campos de concentração de gincana onde os judeus que seguirem as regras, que são: - esconderem-se, manterem-se em silêncio e não pedirem por comida - ganham pontos e concorrem a um tanque de guerra. A produção consegue comover e convencer sobre como a bela arte do cinema pode emocionar com situações inesperadas, aliadas a fragmentos de realidade. É um filme emocionante, sem propósitos políticos, nem objetivo de deturpar a história.
Ganhador de vários prêmios: melhor filme estrangeiro, melhor ator para Roberto Benigne, melhor diretor, melhor filme, e muitos outros

TAREFA: 2º PERÍODO
FICHA DE OBSERVAÇÃO DO FILME
A VIDA É BELA

FICHA TÉCNICA
1.TÍTULO:
2.REALIZADOR:
3.GÉNERO:
4.ACTORES PRINCIPAIS:
O FILME
5.PERSONAGENS PRINCIPAIS DO FILME:
6.TEMPO DA ACÇÃO:
7.ESPAÇO DA ACÇÃO:
8.TEMÁTICA:
9.RESUMO DO FILME:
10. A MINHA OPINIÃO SOBRE O FILME
A Vida é Bela

0 comentários: