20/01/2010

SUBTEMA J.2.: REGIMES DITATORIAIS NA EUROPA: FICHA FORMATIVA

FICHA DE AVALIAÇÃO

1. Observa as figuras seguintes.
----Fig.1------------Fig. 2-----------Fig.3------------Fig 4-----------Fig. 5




1.1. Completa as figuras com...
NOME
ATRIBUTO
PAÍS
PARTIDO QUE CHEFIOU
REGIME INSTAURADO
FORÇAS REPRESSIVAS
2. Lê com atenção o documento seguinte:
Documento A
"De onde vinha, aos chefes do fascismo, o dinheiro de que pareciam dispor com tanta abundância? Aquilo que se dizia é que o fascismo tirava os seus principais recursos dos contributos que lhe pagavam os grandes proprietários para serem protegidos dos sindicalistas, tanto comunistas como católicos. Dizia-se também que os fascistas eram financiados pelos grandes industriais com vista a combater o inimigo comum, o comunismo."
B. Beyens, Quatro anos em Roma, 1921 -1925
2.1. Que grupos sociais, segundo o documento A, apoiavam o fascismo ?
2.2. Explica os motivos que, segundo o mesmo documento, levavam a esse apoio.
2.3. Refere outras razões que tenham facilitado, no após-guerra, o avanço dos movimentos de extrema-direita.
2.4. Das afirmações seguintes, assinala com um D as que são características dos regimes democráticos e com um F as que são características dos regimes fascistas:
___O Estado deve ser comandado por um Chefe, a quem se deve obediência absoluta.
___Os direitos e garantias individuais são respeitados.
___É aceite a existência de partidos políticos muito diversos.
___O socialismo e o comunismo são considerados os inimigos principais.
___A existência de um regime parlamentar é considerada um factor de divisão e de perturbação.
___O nacionalismo é defendido de uma forma exaltada.
___A vontade expressa pelas maiorias, através do voto, é o fundamento do poder político.
___Os trabalhadores podem associar-se em sindicatos livres.
___A disciplina militar e o culto da força devem fazer parte da educação dos jovens.
3. Lê documento escrito.
Documento A
"Cada militante está animado de um amor inabalável pelo Fuhrer [...]. O Fuhrer é a incarnação da vontade vital da nação alemã e do seu espírito combativo e irredutível que se recusa ao repouso enquanto as bases de uma nova Alemanha não estiverem asseguradas. [...]. Cada S.A. tem a consciência de ser um combatente ao serviço da vontade divina reservada ao seu Povo."
Vólkischer Beobachter (1933)
3.1. O regime nazi assumia-se claramente como racista.
Em que se baseava esse racismo?
3.2. Identifica as expressões:
• Fuhrer:_________________________
• S.A:____________________________
3.3. Achas que podemos relacionar o carácter racista do regime nazi com as suas tendências expansionistas? Explica porquê.
4. Assinala com um V (Verdadeira) ou com um F (Falsa) cada uma das seguintes afirmações. Em seguida, reescreve, de forma correcta, as afirmações que consideraste falsas.

__Chamou-se «Estado Novo» ao período que antecedeu a Ditadura Militar.
__ Assembleia Nacional era um dos órgãos do poder legislativo.
__A PIDE era uma polícia destinada a reprimir as fraudes fiscais.
__Foi instalado no Tarrafal, em Angola, um campo de concentração.
__A Comissão de Censura garantia a livre expressão do pensamento.
__A Legião Portuguesa era uma milícia armada para defesa do regime.
__A juventude escolar devia obrigato¬riamente pertencer a uma organização oficial, a Juventude Portuguesa.
__Os sindicatos livres continuaram a ser permitidos.
5.Lê com atenção o documento seguinte:
Documento A
"Ó tu, Estaline, grande chefe dos povos, tu que fizeste renascer o homem, tu que fecundas a terra, tu que rejuvenesces os séculos, tu que enfeitas a Primavera, tu que fazes cantar a lira [...]. Tu és a flor da minha Primavera, o Sol reflectido por milhares de corações humanos."
Poema de Rakhimov, jornal Pravda, 28 de Agoslo de 1936.
5.1. Como explicas a existência de textos como aquele de que o documento A é um exemplo?

0 comentários: