20/01/2010

SUBTEMA J.2.: REGIMES DITATORIAIS NA EUROPA: NAZISMO NA ALEMANHA

NAZISMO
Doutrina político-social, baseada no totalitarismo e na ideia de superioridade de raça. Estes princípios foram adoptados pelo Partido Nacional-Socialista, fundado por Hitler na Alemanha.

TOTALITARISMO
Sistema político em que todas as actividades sociais são dominadas pelo Estado, sem qualquer forma legal de oposição.

ANTI-SEMITISMO
Doutrina racista, defendida pelos nazis, que considerava os semitas (hebreus, árabes, etc.) um povo inferior. Para os nazis, os semitas identificaram--se sobretudo com os judeus, pelo que a expressão anti-semitismo passou a designar anti-judeu.

GENOCÍDIO
Destruição sistemática e metódica de um grupo étnico, pelo extermínio dos seus indivíduos e pela eliminação de todas as formas de expressão (cultural, linguística, religiosa, etc.) da identidade colectiva desse povo.

RACISMO
Teoria que defende a superioridade de certas raças e nela assenta o direito de discriminar, dominar ou mesmo suprimir as outras.

O LIVRO DE HITLER


Mein Kampf significa A minha luta e é o título da obra redigida por Adolf Hitler durante os nove meses em que esteve preso, no ano de 1923. Esta obra contém os princípios essenciais da ideologia nazi.







AS SA E SS (Forças repressivas)
As SA (Secções de Assalto) e as SS (Secções de Segurança) eram as milícias armadas do Partido Nazi.
As SS foram criadas em 1925 e, em 1932, tinham 60 000 homens. A partir de 1933, as SS instalaram o terror: milhares de judeus e comunistas são atirados para os campos de concentração. O crescimento das SS verificou-se sobretudo, após 1934, quando o grupo rival, as SA, foi chacinado na "noite das facas longas", expressão de uma canção carnificina das extintas SA.




0 comentários: