O MUNDO SAÍDO DA GUERRA
. A participação dos EUA e da URSS na 2ª Guerra Mundial conduziu os Aliados à vitória e transformou estas duas nações em superpotências. A Europa estava enfraquecida devido à destruição provocada pela guerra, tendo perdido muito do seu poder e influência.
.Os modelos de política, economia e sociedade propostos pelos EUA (liberalismo democrático) e pela URSS (socialismo marxista-leninista) eram muito diferentes e assumiram-se como antagónicos. Ambas as potências desenvolveram esforços no sentido de difundir a sua ideologia nos vários continentes.
. A procura de influência económica, política e militar das duas potências levou à divisão do Mundo em dois blocos opostos, ficando assim, demarcadas as diferentes zonas de influência: um BLOCO OCIDENTAL, liderado pelos EUA, e um BLOCO DE LESTE, liderado pela URSS. Este antagonismo entre os EUA e URSS gerou um clima de tensão, instaurando uma situação de GUERRA FRIA.
. Para assegurarem a sua defesa, os blocos criaram organizações militares: a NATO, liderada pelos EUA, e o PACTO DE VARSÓVIA, liderado pela URSS. A “corrida ao armamento” nuclear, levada a cabo pelos dois blocos, tornou-se uma ameaça permanente à paz no Mundo.
.O fim da guerra e a fragilidade da Europa, aliadas às determinações da ONU e à procura de novas zonas de influência pelos EUA e a URSS, desencadearam, em vários territórios colonizados, lutas pela independência e autodeterminação. O resultado foi o nascimento de novos países, sobretudo nos continentes asiático e africano.
.A escalada militar permanente e o perigo de uma guerra nuclear levou, mais tarde, os líderes dos dois blocos à adopção de medidas para um progressivo desarmamento, desenvolvendo uma política de coexistência pacífica.
Corrida espacial
Durante a Guerra Fria também houve uma rivalidade técnico-científica entre EUA e URSS.
Em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial, o Sputinik. Em 1961, os soviéticos lançaram a nave espacial Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro homem a fazer um vôo orbital em torno da Terra.
Em 1961 os Estados Unidos enviaram à Lua a nave Apollo 11, o que acabou consagrando Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar na Lua.
0 comentários:
Enviar um comentário