06/04/2010

SUBTEMA K.2. AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

RESUMO
AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
. Na segunda metade do século XX, o Mundo viveu grandes transformações a nível económico, social, cultural e tecnológico, mas estas deram-se a diferentes ritmos e em diferentes direcções.
. Nos EUA, em alguns países da Europa e no Japão, o progresso tecnológico e o dinamismo da economia originaram uma sociedade marcada pelo consumo e pela abundância.
.O esforço de reconstrução, após a 2ª Guerra Mundial, e o desejo de alcançar a prosperidade económica levaram os países europeus à construção de uma comunidade com objectivos económicos, sociais e políticos convergentes, levando à criação, em diferentes fases da União Europeia.
.Nas sociedades ligadas aos modelos capitalistas, a segunda metade do século XX foi marcada por ideias de bem-estar e procura de qualidade de vida para as populações. Contudo, as desigualdades mantiveram-se, nomeadamente no que respeita às minorias.
.No mundo comunista expandiu-se após a 2ª Guerra Mundial. Apesar de partilharem a mesma ideologia, os diferentes países comunistas adoptaram modelos económicos e sociais diferenciados, mais ou menos próximos da URSS. A Jugoslávia, a China e Cuba são exemplos da diversidade existente no mundo comunista.
O fracasso do modelo leninista e a chegada ao poder de Mikhail Gorvatchev conduziram a URSS a transformações profundas ligadas à ideia de reestruturação, através da PERESTROIKA, e da transparência, através da GLASNOST. Estas transformações levaram à desagregação do mundo comunista.
.O movimento de descolonização que se verificou a partir da década de 1950 conduziu à criação de novos países. Contudo, a permanente instabilidade política e a dependência económica desses países, conduziram a formas de neocolonialismo, sobretudo na África e na Ásia.
. A partir da década de 1970, iniciou-se um novo ciclo ao nível das relações internacionais. A procura de diálogo e da cooperação entre os países mais ricos e os países mais pobres tinha como objectivo a diminuição da distância que os separava, sobretudo ao nível económico.
.As últimas décadas do século XX e o inicio do século XXI são marcados pela procura de soluções de paz para os conflitos que atingiram e atingem diferentes partes do Globo. A preocupação pela defesa dos DIREITOS HUMANOS tem sido também uma das missões da ONU, da União Europeia e de inúmeras organizações não-governamentais.
ESTADO PROVIDÊNCIA
Política de bem-estar social:
1-Assistência médica
2-Educação básica
3-Segurança Social (Habitação social, Abono familiar, Subsídios de desemprego, velhice, invalidez e maternidade
Maior distribuição da riqueza/Melhoria da qualidade de vida.

0 comentários: