Análise de Gráficos
1. Os gráficos são muito utilizados na aula de História, sobretudo para a análise dos seguintes aspectos:
aspectos económicos (produções, preços, etc)
aspectos demográficos (taxa de mortalidade, taxa de natalidade, esperança de vida, etc)
aspectos climáticos (temperatura, pluviosidade, etc)
2. Vantagens da utilização de gráficos na aula de História
resumir muita informação em pouco espaço;
representar variações quantitativas ou qualitativas de um determinado elemento, as relações numéricas entre determinados fénomenos;
facilitar a compreensão e análise de fénomenos, por vezes, complexos de explicar;
permitir lançar algumas questões para provocar o debate na turma.
3. Tipos de gráficos
gráfico circular ou sectogramas - num círculo que representa 100% distinguem-se sectores, em que cada um deles representa uma das partes do elemento observado, uma proporção de cada parte em relação ao todo.
gráfico de barras - representações gráficas de rectângulos paralelos cuja altura ou comprimento representa a intensidade do elemento registado. É um gráfico de fácil observação e permite uma rápida comparação entre as quantidades.
gráfico linear ou de pontos, poligonais - representa a evolução de uma quantidade através de uma linha quebrada. Permite verificar a tendência de um elemento registado (o seu aumento ou diminuição).
4. Elementos que um gráfico deve conter
título - dá a indicação do conteúdo do gráfico;
período cronológico a que se referem os dados do gráfico, no eixo das abcissas para um gráfico linear ou de pontos;
no caso de ser um gráfico de barras ou um gráfico linear ou de pontos, no eixo das ordenadas podem ser representadas diferentes variáveis (por exemplo, a população), tendo de indicar a respectiva unidade (centenas, milhares, milhões, etc).
06/08/2010
ANÁLISE DE GRÁFICOS
Publicada por joão nunes à(s) 4:11:00 da tarde
Etiquetas: ESTRATÉGIAS/RECURSOS, METODOLOGIAS
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