06/08/2010

ROTEIROS HISTÓRICOS

Elaboração de Roteiros Históricos
Uma estratégia motivadora para o ensino da História é a elaboração de roteiros históricos sobre determinadas localidades. O facto de os alunos terem, normalmente, um desejo de compreender melhor a sua comunidade, as realidades concretas da sua região, faz desta estratégia uma estratégia motivadora. Através desta estratégia, que é uma forma criativa de ensinar História, parte-se do concreto para a descoberta do desconhecido da sua localidade. Este tipo de trabalho desenvolve o espírito de investigação e o gosto pela preservação do património, contrariando o desenraizamento cultural.Pelo trabalho de pesquisa da turma recolhem-se informações de uma localidade, que devem posteriormente ser organizadas.Partes do roteiro histórico:
texto informativo em que descreve brevemente a história da localidade, determinados acontecimentos, etc. Esse texto deve ser curto e sugestivo, de modo a despertar curiosidade e interesse de quem consulta o roteiro. Este texto pode ser acompanhado de fotografias, postais, imagens, etc.
tendo por base uma determinada planta, apresentação de itinerários para visitantes dessa localidade, traçados em papel vegetal e com a respectiva legenda do itinerário. Dar um título a esse itinerário.
destacar no itinerário determinadas ruas, praças, monumentos, edifícios, estátuas, etc que foram importantes num época ou ligados a um episódio histórico. Para a ilustração desses aspectos podem-se utilizar textos, postais, fotografias, etc.

0 comentários: