06/08/2010

HISTÓRIA LOCAL OU REGIONAL

Para uma história do meio local ou regional
1. Introdução
O professor deverá sugerir e motivar os alunos para o estudo da história local, propondo-lhes trabalhos específicos para a descoberta da sua localidade ou região. Normalmente, os alunos ficam bastante entusiasmados com a ideia de ficarem a conhecer o passado da sua aldeia, vila, cidade ou região.2. Algumas sugestões para a realização deste trabalho:Os trabalhos poderão ser realizados em grupo ou individualmente. Esta pode ser uma actividade interdisciplinar que assim sendo tornar-se-á mais rica. O trabalho pode ter continuidade para o ano lectivo seguinte, com a mesma turma, ou com outra que virá enriquecer o que os outros já haviam começado. Por isso, o que se pretende pode não ser um trabalho acabado. Se possível, arranjar na Escola um local próprio onde se reúna os materiais que se refiram à localidade/região: postais, plantas, mapas, desenhos, fotografias, livros, gravações auditivas ou visuais, trabalhos escritos, maquetas, inquéritos, jornais, etc. Aí, seria o arquivo da história local/regional. 3. Algumas possíveis etapas para a realização do trabalho
Planificação do trabalho para a disciplina de História ou História e Geografia de Portugal, ou de um trabalho interdisciplinar, discriminando as várias actividades a realizar por cada disciplina envolvida no projecto.
A turma procede à pesquisa de materiais com a orientação do(s) professor(es): monografias, documentos escritos, cartas topográficas, imagens, inquéritos, jornais, mapas, plantas, fotografias, etc.
Organização de um arquivo do Meio Local/Regional, de modo a facilitar a consulta daquilo que este contém.
Exploração dos materiais encontrados e realização dos trabalhos: trabalhos escritos, maquetas, desenhos, mapas, vídeos, inquéritos, entrevistas, gráficos.
Possíveis visitas de estudo a locais desse meio local/regional: por exemplo a ruínas romanas, estações arqueológicas, monumentos, fábricas, arquivos históricos, bibliotecas, fazer percursos históricos de uma campanha militar, da visita de um monarca à região, de peregrinações, etc.
No final do ano lectivo, a turma pode realizar uma exposição na Escola, aberta à comunidade envolvente, com todos os trabalhos feitos sobre o Meio Local/Regional.
No ano lectivo seguinte, deve ser dado ao projecto continuidade.

0 comentários: