06/08/2010

TRABALHO DE PROJECTO

O Trabalho de Projecto
O trabalho de projecto é uma metodologia de grupo, assente numa planificação rigorosa, para desenvolvimento de um trabalho de investigação, acerca de um tema ou problema de interesse para o grupo e em relação directa com a realidade social em que o problema surge.Este tipo de trabalho contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual e socialização dos alunos bem como das suas capacidades criativas.1. Algumas especificidades do Trabalho de ProjectoO trabalho de projecto deve ter em conta algumas especificidades na sua metodologia:
antes de se iniciar um trabalho de projecto, os alunos devem ter alguma experiência de realização de pequenos trabalhos dirigidos, que lhes tenham possibilitado a aquisição de uma certa metodologia de pesquisa;
a escolha do tema do trabalho, a sua organização e apresentação final deve ser feita com inteira liberdade, embora de acordo com os objectivos gerais do programa e recursos do meio. A espontaneidade e a liberdade de acção dos alunos é essencial nesta metodologia de trabalho, embora com o cumprimento das exigências metodológicas, previamente fixadas (objectivos, planificação e calendarização das tarefas, divisão de tarefas, aceitação do papel coadjuvante do professor);
os alunos poderão organizar-se em grupos para pesquisarem diferentes aspectos do tema escolhido pela turma ou constituir equipas encarregadas de executar tarefas específicas requeridas pelo projecto comum;
ao professor compete, no entanto, toda a coordenação do trabalho, harmonizando capacidades, disposições e interesses individuais. O professor negocia com os alunos, não lhes retirando a liberdade de acção, mas colocando-se ao seu dispor como facilitador de recursos e cooperante na resolução de problemas;
os problemas formulados devem ser em forma de perguntas;
as condições fundamentais para o desenvolvimento do trabalho são a capacidade de colaboração, de investigação e da avaliação do problema que deve ser contínua.
2. Etapas do Trabalho de Projecto
2.1. Planificação:
Identificação da área do problema e de problemas parcelares, descrevendo-os pormenorizadamente e verificando todos os seus condicionalismos.
Identificação dos meios de resolução do problema e das limitações existentes, apontando possíveis soluções.
A escolha do problema deve apontar para um problema significativo, importante e genérico.
Definem-se objectivos.
Elaboração do plano do projecto, que deve ser flexível: processo de trabalho, recursos, divisão de tarefas, recolha, selecção e tratamento das fontes, forma de apresentação do trabalho, calendarização. 2.2. Processo - desenvolvimento do projecto:
Trabalho de campo/investigação.
Tratamento dos dados.
Discussão das situações e problemas parcelares.
Avaliação pontual contínua, respondendo a questões como:
como estamos a trabalhar?;
qual é o espírito de trabalho no grupo?;
estamos a alcançar os objectivos pretendidos e a seguir a nossa planificação?;
quais são as nossas principais dificuldades?;
podemos melhorar o nosso trabalho?;
temos necessidade de mudar a nossa forma de trabalho?
A avaliação não deve ser feita apenas no fim do trabalho, mas de forma permanente.
Análise crítica das conclusões e síntese final.
Apresentação dos trabalhos, com a colocação das seguintes questões:
houve uma boa identificação e formulação do problema?;
houve uma boa recolha e selecção de material?;
houve uma boa interpretação do material recolhido?;
o problema foi posto de forma evidente na apresentação do trabalho?;
quais foram as novas perguntas ou problemas que o trabalho originou? Os trabalhos podem ser apresentados através de cartazes, dramatizações, acetatos, vídeos, programas de computador, etc.2.3. Resultado- Avaliação global: a análise das avaliações servirão de base a novos projectos.O grupo deve apresentar um relatório com:
planificação do trabalho;
percurso efectuado;
dados recolhidos, seu tratamento e conclusões;
avaliação conjunta do trabalho e da participação de cada elemento do grupo no trabalho. O grupo deve elaborar um texto-síntese do trabalho para distribuir a toda a turma.Finalmente, o professor salienta os principais aspectos tratados no trabalho.A auto e hetero-avaliação informal dos trabalhos é complementada por uma avaliação formal, através do preenchimento de fichas. Neste momento analisam-se os aspectos positivos e negativos; uma apreciação pessoal do trabalho de cada aluno.O trabalho poderão ser dados a conhecer à escola e à comunidade, através de exposição, debate, visita-guiada.

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