Fontes Históricas - os Jornais
A criatividade deve estar presente no ensino da História. A utilização de alguns tipos de fontes históricas podem servir de motivação para uma aula de História ou um trabalho de pesquisa de História.Em primeiro lugar, há que alertar os alunos para uma leitura do periódico com um espírito crítico, já que a descrição dos acontecimentos na notícia jornalística nem sempre é feita de forma isenta e imparcial. Portanto, devem mesmo comparar a mesma notícia em diferentes jornais, para se aperceberem de perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto.Os temas de pesquisa podem ser variadíssimos desde aspectos culturais e desportivos até à política internacional, nacional ou regional, descobertas técnicas e científicas, etc.Sugerimos algumas etapas de análise e pesquisa de uma notícia:
escolher um tema;
seleccionar de dois ou mais jornais;
leitura das notícias relacionadas com o tema escolhido, seleccionando as partes mais importantes: assinalando os títulos dos artigos e respectivos jornais, bem como a sua data;
resumir as notícias indicando o local da ocorrência dos acontecimentos; personalidades ou instituições intervenientes no acontecimento; descrição do acontecimento e os problemas que levanta;
descobrir diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto (aqui entra o tal espírito crítico);
debater os resultados da pesquisa e análise das notícias.
06/08/2010
JORNAIS
Publicada por joão nunes à(s) 4:09:00 da tarde
Etiquetas: ESTRATÉGIAS/RECURSOS, METODOLOGIAS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário