06/08/2010

TRABALHO DE HISTÓRIA

Como orientar um trabalho de história
1. Etapas do trabalho de História
1.1 – Escolha ou indicação do tema aos alunos: o professor pode indicar um tema geral, a partir do qual os alunos poderão escolher um determinado assunto mais concreto ou específico; ou o professor leva previamente estipulado um assunto a ser tratado por todos os alunos ou um conjunto de assuntos a serem distribuídos por diferentes grupos de trabalho.
1.2 – Elaboração do plano de trabalho: o plano de trabalho deve ser delineado em função do tempo disponível para a pesquisa e execução do trabalho. O plano de trabalho constitui uma linha condutora da pesquisa e execução do trabalho, o qual deve ser sempre adaptado e aperfeiçoado à medida que os alunos forem desenvolvendo a sua acção.
1.3 – Pesquisa de informação: pesquisa de bibliografia em casa, na Biblioteca da Escola ou na Biblioteca Municipal. O professor poderá eventualmente fornecer algumas obras. O trabalho é enriquecido pela diversificação da pesquisa.O professor deve ensinar como fazer o registo das referências bibliográficas, segundo o seguinte modelo:Autor, Título, nº de edição, local de edição, editor, ano de edição. Cota.
1.4 – Organização de fichas de leitura: o aluno deve elaborar um resumo das ideias principais da obra ou capítulo que leu. Poderá também retirar citações mais relevantas da obra consultada. Na ficha de leitura deve constar o número das páginas de onde foram retiradas as citações.
1.5 – Elaboração do trabalho escrito:
O trabalho escrito deve ter a seguinte estrutura:
Introdução: deve conter o resumo das ideias-chave do trabalho, bem como os objectivos do mesmo e as suas dificuldades de execução. Normalmente, não deve exceder uma página.
Desenvolvimento: é o corpo do trabalho, que pode ser acompanhado de imagens, cronologias, mapas, gráficos, documentos escritos.
Conclusão: aqui deve-se realçar os principais resultados, as conclusões sobre o assunto estudado.
Bibliografia: Autor, título, local de edição, editora, ano da publicação.
Os autores surgem ordenados alfabeticamente por apelidos.Índice: aqui encontram-se os títulos de cada conteúdo desde a introdução à bibliografia, com a respectiva indicação do número da página para uma rápida localização dos conteúdos.
Finalmente, procede-se à escolha do Título do TrabalhoÉ ainda importante lembrar aos alunos que os seus trabalhos devem ter uma boa apresentação e devem construir frases curtas e concisas seus textos.

0 comentários: